Divagações socio(lógicas)!!!

terça-feira, março 07, 2006

Um tempo estranho

A estranheza provem muitas vezes da ignorância, da surpresa, ou da sensação de um tempo fora de tempo.

Assim é estranho que as dinâmicas sociais observáveis mostrem, aqui nos Açores, uma sociedade fechada e uma elite com um discurso dominante marcado mais pelo senso comum do que pelos desafios.

Por exemplo, na abordagem do desemprego hoje não é suficiente estudar o seu volume e a sua tendência . É muito mais relevante demonstrar onde, como e quando se prevê gerar novos empregos mais qualificados.

Ora, a qualificação nasce de, entre outros factores, do encontro das necessidades de gerar novas "competências" para realizar objectivos e a vontade dos vários actores sociais em concretizá-los através das "funcionalidades" organizacionais e de meios económicos e financeiros.
Ignorando o óbvio o Estado e a Administração Regional parecem apenas querer manter num nível artificial os níveis de emprego sem se preocuparem com os custos para toda a sociedade da ausência de capacidade em gerar novos empregos.

O mais dramático é que hoje estes temas que deveriam ser abordados, aqui nos Açores, em sede de concertação social (estratégica) são pura e simplesmente ignorados....estranho!

2 comentários:

Anónimo disse...

Se me permite, e usando as suas palavras, a nossa sociedade é mesmo muito permissiva ao "discurso dominante" de uma elite nada entusiástica. Há que revolver esses discursos numa sociedade mais participativa!

É evidente, na minha opinião, que os nossos governantes não sabem ler as estatísticas. É um dever deles analisá-las, dando a conhecer não as percentagens de uma pseudo-realidade, mas "onde, como e quando" é necessário intervir. Tal atitude reflecte a exígua capacidade de gerar novos empregos. Qualificados... Isso ainda é outra história.

Se ainda o nosso mar fosse tão revolto quanto o dos franceses...

______
Sensei

Nuno Barata disse...

Desculpa, Rolando, mas isso é tudo menos estranho. Desde o Sec. XIX que os Açores não têm elites, Têm umas pessoas que se julgam importantes e que fazem umas coisas que leem nos livros mas elites, no sentido literal do termo, não temos, infelizmente.