Divagações socio(lógicas)!!!

terça-feira, janeiro 25, 2005

A arqueologia do Estado

O Presidente da República quer, deseja, solicita ou anuncia o fim da dinâmica autonómica.A escolha do verbo depende da intenção de quem ler este texto. Por este andar os ideais autonómicos deverão ser encontrados através de uma "arqueologia do Estado Português" e não através de uma Sociologia Política. SEXA,o Presidente, afirma o seguinte "... perante o novo quadro são sempre possíveis duas atitudes: ou tomar a última revisão constitucional como mero apoio instrumental de um interminável processo de formulação de sucessivas novas reivindicações e propostas de alteração constitucional ou, ao invés, considerá-la como esforço derradeiro que sela de forma globalmente positiva um longo processo de evolução e maturação institucionais."(Sampaio in Congresso da Cidadania(?)).Resta-me escolher o interminável processo...de cidadania. Pois alevá! como diria Victor Cruz (avô).

2 comentários:

Anónimo disse...

Por mim o SPR pode ficar descansado. No que se refere aos Açores, quem ler a CE e a CP conjuntamente poderá verificar que as possibilidades agora emergentes são de molde a considerarmo-nos uma república no âmbito económico-social. Queira o PE fazer passar as propostas a apresentar. E possamos nós elaborá-las convenientemente.


P.C.

Anónimo disse...

Caro Doutor Lalanda sou aluna de sociologia na universidade dos Açores e gostava de saber o que o levou acriar um blog sobre sociologia. Quais as suas motivações?

Obrigada.