Divagações socio(lógicas)!!!
segunda-feira, maio 08, 2006
(in) Competências
Está na moda falar de "competências" sobretudo quando se trata da famosa Declaração de Bolonha e da revisão curricular do ensino superior . Triste (in) que a competência substitui, complementa e articula skills, em sistemas de objectivos integrados gerais e específicos...(consegui escrever !!!). O "eduquês", de que fala o nosso antigo colega da Universidade dos Açores Nuno Crato, pode não ser bem recebido pela "classe" que promove o ensinar, mas...(fatal adversativa) parece que "discurso à parte" os velhos "saber-fazer" estão de volta: excelente!, poderemos voltar a "saber-pensar"...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Confesso que muitas vezes penso mais nas (in)competências do que nas "competências".
Primeira vez que passo por aqui, penso que se não estou enganada, o seu nome não me é desconhecido, deve ser através de amigos que tiraram o Curso de Sociologia na Universidade dos Açores (Eu, por acaso fui parar ao curso de Sociologia não aqui, mas sim em Braga e devo confessar que encontrei muitas diferenças entre os planos curriculares destas Universidades.
Ainda bem que os planos curriculares são diferentes. Existem muitas formas de se ser Sociólogo e são múltiplas as saídas profissionais que os sociólogos podem aspirar. Assimn, se as diferenças enriquecem, a Sociologia portuguesa ganha com planos curriculares diversos e perfis de formção diferenciados, desde que asseguradas certas bases estruturantes . Romper com modelos únicos também é um acto de inteligência pois o inverso seria a concentração em pequenos espaços "centrais" de "capacidades únicas" o que não pode ser visto como um aumento de "comnpetências"
Enviar um comentário